Um breve resumo ilustrado sobre o que é Kamen Rider

janeiro 29, 2014

Eu já fiz várias piadas sobre o assunto, tem até tag disso. Mas porquê não falar mais pra quem não sabe o que é? Baseado nisso fiz esse post com um resumo maroto sobre o que é, de onde é, onde vivem e o que fazem =)

Rider40th

O QUE É KAMEN RIDER

Kamen Rider é uma franquia televisiva e cinematográfica surgida em 1971 e criada por Shotaro Ishinomori. Iniciou-se com uma série de televisão batizada como Kamen Rider, originada de um mangá de mesmo nome. Após 98 episódios a série original terminou, mas com o sucesso a franquia seguiu-se até os dias de hoje, com algumas pausas ao longo dos anos.

new-cyclone_02

HISTÓRIA DO PRIMEIRO KAMEN RIDER

A primeira série de televisão da franquia se inicia com o estudante universitário e motociclista Takeshi Hongo sendo sequestrado pela organização terrorista Shocker, com a ideia de que este servisse de ajuda para o grupo (numa história semelhante à do heroi americano Homem de Ferro), com o jovem sendo transformado num ciborgue. Porém Takeshi escapa antes de perder a memória e passa a combater o grupo maligno, usando o codinome de Kamen Rider (Motoqueiro Mascarado em tradução livre). Posteriormente o fotógrafo free-lancer Hayato Ichimonji passa pela mesma situação, e transformando-se no Kamen Rider nº 2. Takeshi então sai para combater a organização no exterior, com Hayato dando conta da luta no Japão. Ao final da série o primeiro Rider retorna e ambos derrotam a Shocker, estabelecendo a paz, ao menos até então.

zx-super-one-skyrider-stronger-amazon-x-riderman-v3-nigo-ichigo

CONTINUAÇÃO DA FRANQUIA

Com o sucesso da série, várias outras foram sendo feitas na sequência, tendo uma breve relação entre si, quase sempre nos mesmos moldes: um jovem é transformado num ciborgue e passa a lutar contra um grupo terrorista que tem ligação com a Shocker. A exceção é a série Kamen Rider Amazon, lançada em 1974, na qual o protagonista é um jovem que se transforma usando um bracelete místico, adquirido ao sobreviver a uma queda de avião numa civilização antiga. Na sequência foram produzidas as séries: Kamen Rider V3 (1973), Kamen Rider X (1974), Kamen Rider Amazon (1974-1975), Kamen Rider Stronger (1975), Skyrider (1979-1980), Kamen Rider Super-1 (1980-1981) e Kamen Rider ZX (filme lançado em 1984). Após isso a franquia deu uma pausa, voltando em 1987 com Kamen Rider Black, série da qual falarei agora no tópico abaixo.

kamen_rider_black_titre

KAMEN RIDER NO BRASIL

Nas terras tupiniquins, a franquia deu suas caras na nostálgica Era Manchete, com a série Kamen Rider Black (transmitida com o nome de Black Kamen Rider ou ainda Blackman). A série contava a história de Issamu Minami (Kotaro Minami no original), que após ser transformado num mutante pelo Império Gorgom passa a lutar contra os monstros deste grupo, posteriormente descobrindo que o líder deles é seu irmão Nobuhiko, transformado no vilão Shadow Moon. Em seguida veio a continuação da série, Kamen Rider Black RX. Depois disso a franquia não só deu uma segunda pausa no Japão como também nunca mais deu as caras no Brasil, por vários motivos, o principal deles a saturação desse tipo de série no país.

megaanonkamen-rider-world-mkv_snapshot_08-30_2012-07-10_23-17-58

O SEGUNDO RETORNO DA FRANQUIA NO JAPÃO E A NOVA PAUSA

Após uma breve pausa na produção (entre Kamen Rider Stronger e Skyrider), a franquia voltou, com os filmes Kamen Rider Shin, Kamen Rider J e Kamen Rider ZO, lançados em sequência de 1992 a 1994. Após isso a produção parou novamente, voltando em 2000 com Kamen Rider Kuuga (série que quase veio para o Brasil, não passando por falta de interesse das emissoras). A franquia voltou devido ao falecimento de Shotaro Ishinomori em 1998, como forma de homenagem. Ishinomori havia deixado prontos três personagens que infelizmente não conseguiu colocar nas telinhas, e então a Toei, produtora original da série e também de outros sucessos como a franquia Super Sentai (a qual poderei falar qualquer hora, franquia na qual se encaixa Changeman, Flashman e outras séries e que também deu origem aos Power Rangers), animes como Dragon Ball Z e afins retomou com as séries, seguindo até hoje.

kr1

A FRANQUIA KAMEN RIDER ATUALMENTE

Com Kamen Rider Kuuga sendo lançado em 2000, a franquia prosseguiu com Kamen Rider Agito em 2001, outro personagem criado por Ishinomori. Na sequência vieram Kamen Rider Ryuki (lançado em 2002 e que deu origem à adaptação americana Kamen Rider Cavaleiro Dragão/Dragon Knight), Kamen Rider Faiz (2003), Kamen Rider Blade (2004), Kamen Rider Hibiki (lançada em 2005 e também com o personagem principal criado por Ishinomori, o último criado pelo autor), Kamen Rider Kabuto (2006), Kamen Rider Den-O (2007), Kamen Rider Kiva (2008), Kamen Rider Decade (lançada em 2009 e que reúne personagens de todas as produções Kamen Rider numa série comemorativa), Kamen Rider Double (2009), Kamen Rider OOO (2010), Kamen Rider Fourze (2011), Kamen Rider Wizard (2012) e Kamen Rider Gaim (2013 e ainda em produção).

Wizard's_First_Appearance

Com dezenas de Riders e vilões que marcaram o público, a franquia também conta com vários filmes, todos inéditos no Brasil mas encontrados sem muita dificuldade na internet. Crossovers, futuros alternativos ou aventuras inéditas são a base para os roteiros, em filmes recheados de ação mas que muitas vezes servem de “desculpa” para a apresentação do próximo Rider para o público, em participações rápidas.

==========================

Isso ae galera, espero que tenha dado aquela luz legal sobre o assunto e desculpa se falei demais. Dependendo da repercussão, faço outro resumão básico sobre alguma franquia parecida =D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: